AP 04
Modelo gerencial
Não é um modelo único, vai incorporando novos valores.
Grandes fases da nova gestão publica.
Evolução da Nova Gestão Pública: Experiência Britânica
Surgimento do modelo gerencial
Desde o final da década de 70, a reforma do estado se tornou palavra de ordem em quase todo o mundo.
O antigo consenso social a respeito do papel do Estado perdia forças rapidamente, sem nenhuma perspectiva de retomar o vigor.
(Abrucio)
Anos 73 e em 79 teve as duas crisis do petróleo, boa parte dos países do mundo perdem a sua capacidade econômica, entrando em crises econômicas severas. Os países desenvolvidos e subdesenvolvidos vinham com forte ritmo de crescimento dos anos 50 aos 70, essas crises explondem na maioria dos países nos anos 80, a década de 80 foi considerada década perdida.
O modelo gerencial surge diante da crise econômica. A crise econômica leva a uma crise fiscal e Os estados perdem a capacidade de ser os garantidores do desenvolvimento e ao mesmo tempo dificuldade de manter o estado de bem estar social que tinha sido estabelecido em boa parte do mundo desenvolvido. A gente vai ver essa situação em que o estado perde essa capacidade e começa a pensar em como reformar o estado. Reformar o estado representa mais do que reformar a administração pública, mas também envolve isso. Nesse contexto o modelo burocrático perde espaço e ganha importância o modelo gerencial. Por isso abrucio diz que A introdução do modelo gerencial no setor público faz parte deste contexto.
Gerencialismo
Os conceitos do managerialism invadiram o setor público dos Estados Unidos (Ronad Regan) e da Grã-Bretanha (Margaret Tatcher), a partir da eleição dos governos conservadores.
No início, consistia na utilização dos instrumentos do modelo gerencial segundo um modelo conhecido como gerencialismo puro, direcionado à redução de custos e ao aumento da eficiência e produtividade da organização.
(Abrucio)
Diante de uma situação de escasses de recursos tem sentido adotar um sistema que pretende reduzir custos e aumentar a eficiência.
Se o estado não pode aumentar os impostos, não pode reduzir os serviços que a população espera e não pode se endividar continuamente só resta aumentar a eficiência.
ð E emitir moeda? Kkkk
Buscar fazer mais com menos.
Recentemente, o modelo gerencial não tem sido utilizado apenas como um mecanismo para reduzir o papel do Estado.
O managerialism uniu-se a conceitos como busca continua da qualidade, descentralização e avaliação dos serviços públicos pelos consumidosres / cidadãos.
Há mais de um modelo gerencial: surgiram diversas respostas à crise do modelo burocrático weberiano.
(Abrucio)
Evolução do modelo da nova gestão pública
ð MODELO GERENCIAL PURO
o Valores: Economia/ Eficiência
o Taxpayers (contribuintes): eu preciso respeitar o dinheiro dado pelo contribuinte pq a contribuição foi compulsória.
ð CONSUMERISM
o Efetividade/ Qualidade: resolver o problema do cidadão, deixar o cidadão satisfeito.
o Visão dos cidadãos como Clientes/ Consumidores dos serviços públicos.
ð PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO)
o Accountability/ Equidade
o Cidadãos
o As fases anteriores eram importantes, mas, não eram suficientes, haviam valores que a iniciativa privada não tinha e que o setor público precisava respeitar, ele precisa ter equidade, participação social, controle social, accountability, ou seja, o individuo na sociedade tem uma faceta de contribuinte, tem uma de cliente, mas, ele é mais do que isso, ele é cidadão e o cidadão tem direitos e deveres, inclusive de fiscalizar, de decidir o que deve ser feito na sociedade e de controlar o que está acontecendo. Começa a ter uma 3ª fase que é a orientação para o serviço público, que seria focar nas características próprias do serviço público.
A ideia é que a cada nova fase se vão agregando valores, em conjunto essas 3 fases representam o que seria a nova gestão pública.
Gerencialismo Puro
O modelo gerencial puro foi o primeiro a ser implantado no caso inglês e, com algumas modificações, na experiência americana durante o governo de Reagan.
O managerialism foi utilizado no setor público para diminuir os gastos em uma era de escassez e para aumentar a eficiência governamental.
Tinha como eixo central o conceito de produtividade: o ponto central do modelo gerencial puro é a busca da eficiência.
(abrucio)
Aula 4 – 9.42
Nenhum comentário:
Postar um comentário