CASP 00
=> Dentro de 3 ou 4 anos as empresas publicas deverão
seguir o mesmo modelo de contabilidade das empresas.
=> Houve uma separação entre contabilidade pública e AFO.
AFO ficou responsável pelo orçamento, dos prazos, conforme a LRF e na 4320.
=> Contabilidade pública, regida pelo manual de
contabilidade aplicado ao setor público, com ênfase na visão patrimonialista.
Objeto de estudo: o patrimônio.
=> O plano de contas atual divide a contabilidade em
vieses:
·
Patrimonial
·
Orçamentário
·
Controle
CASP 01
Conceito e evolução da CASP.
=> Busca por unificação entre a contabilidade pública e a
empresarial.
=> Contabilidade é uma ciência social que estuda,
controla, administra e acompanha a evolução do patrimônio de qualquer
pessoa.
Ciência: formalidade cientifica
Social: de natureza subjetiva.
Processo contábil: administra, controla e acompanha.
A contabilidade antes era apenas voltada para o orçamento,
organismos internacionais começaram a discutir formas de padronizar a
contabilidade. Essas normas são recebidas pelo Conselho Federal de
Contabilidade e pela secretaria do tesouro nacional e embasam alterações nas
normas nacionais.
Áreas da contabilidade:
- Custos: medir o custo da produção das indústrias
- Financeira: Demonstrações contábeis com base na lei
6404/76.
- Gerencial: analise de dados para investidores
- Pública: controle da coisa pública, COFOPA, art 70-CF, o
controle da coisa pública sob o viés contábil, orçamentário, financeiro,
operacional, patrimonial (e ambiental na constituição infra legal).
=> Controle contábil: captura, registro e controle das
informações geradas nas alterações do patrimônio.
=> Objetivo cientifico da contabilidade se manifesta na
correta apresentação do patrimônio e na análise das causas de suas mutações.
=> As entidades governamentais e as organizações
privadas, movimentam seu patrimônio constantemente, necessitando de um sistema
que permita a captura, registro e controle das informações geradas, a fim de
servir de base para avaliar a efetividade da administração e fornecer dados
para que a sociedade possa saber se os recursos vêm sendo corretamente
administrados.
=> O orçamento sobrevive do controle do patrimônio
Contabilidade aplicada ao setor público – CASP: é o ramo da
ciência contábil que se destina, no processo gerador de informações, ao
controle patrimonial de entidades do setor público.
CASP não é uma ciência, a ciência é a contabilidade.
=> Balanço orçamentário vai deixar de ter papel
importante passando a ser mera nota informativa, o orçamento será apenas
informação complementar.
A casp aplica na administração pública as técnicas de
registro dos atos (atos de controle, de acordo com LRF) e fatos
administrativos, apurando resultados e elaborando as demonstrações financeiras,
considerando a lei 4320/64, as normas nacionais de contabilidade aplicadas ao
setor público e o manual de contabilidade aplicado ao setor público (MCASP).
=> a contabilidade pública esta em um processo de adoção
de regras e procedimentos contábeis sob uma mesma base conceitual, visando a
comparabilidade da situação econômico-financeira de vários países ou de
entidades do setor público nacional e/ou internacionais.
De onde vem o dinheiro do estado:
=> tributação, receitas correntes
=> venda de bens, receita de capital
=> pegando empréstimos: emitindo letras do tesouro, o
tesouro nacional emite e manda para o banco central, este possui um órgão
chamado SELIC, sistema de liquidação e custódia de títulos públicos, que são
vendidos a um grupo fechado escolhido pelo BACEN, são os dealer, operadores do
sistema de títulos, representam bancos, fundos de investimento.
=> A maioria da dívida pública está com fundos de
investimento internacional que avaliando as condições do país decidem se
compram ou não esses títulos de dívida. Por isso, a CASP deve convergir para
ser legível para o mercado internacional.
A taxa Selic é a variação diária dos títulos públicos
negociados na Selic.
O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é uma
infraestrutura do mercado financeiro brasileiro, administrada pelo Banco
Central do Brasil (BCB), que se destina à custódia de títulos escriturais de
emissão do Tesouro Nacional (TN), bem como ao registro e à liquidação de
operações com esses títulos.
=> O volume negociado diariamente na SELIC é de R$ 1tri.
No processo de evolução da CASP, o primeiro marco histórico
foi a edição da lei 4320/64 (voltado para o orçamento) que estabeleceu
importantes regras para propiciar o controle das finanças públicas, bem como a
construção de uma administração financeira e contábil solida no país, tendo
como principal instrumento o orçamento público.
Deste modo, o orçamento público ganhou significativa
importância no Brasil como consequência as normas relativas a registros e
demonstrações contábeis vigentes até hoje acabaram por dar enfoque sobretudo
aos conceitos orçamentários, em detrimento da evidenciação dos aspectos
patrimoniais.
=> A lei 4320 foca em conceitos orçamentários.
=> A LRF enfoque fiscal, controle dos atos.
Posteriormente, outro importante avanço das finanças
públicas foi a LRF (Lei complementar n 101/2000), que estabeleceu para toda a
Federação, direta ou indiretamente, limites de dívida consolidada, garantias,
operações de crédito, restos a pagar e despesas de pessoal, dentre outros, com
o intuito de propiciar o equilíbrio das finanças públicas e instituir
instrumentos de transparência da gestão fiscal.
=> a Lei 4320 controlava o orçamento a LRF controla os
atos.
=> Quando um prefeito sabia que não ia continuar o
mandado no ano seguinte dava um aumento de salário a todos os funcionários no
último dia do ano. Era preciso que o novo prefeito anulasse o ato. A LRF diz
que esse ato do dia 31/12 é ilegal. Para vc dar um aumento é preciso ter
previsão e respeitar o prazo de 4 meses antes.
Mudança de paradigma
Hj um governo vai ser tratado como uma empresa. Precisa
apresentar o controle de fluxo de caixa, de onde tá vindo o dinheiro e para
onde está indo.
Antes o balanço era todo focado no orçamento. Agora é
necessário descrever o imobilizado, museu, direito de utilização do intangível.
A contabilidade pública tradicional, focada no orçamento e
com o principal objetivo de assegurar a conformidade com os requisitos legais,
mostrou-se inadequada para enfrentar os novos desafios da governança pública,
por isso, importantes reformas foram implementadas a fim de desenvolver um
sistema de contabilidade pública mais informativo e útil para a tomada de
decisão e prestação de contas.
=> o mundo está preocupado com o controle patrimonial e
não apenas com o orçamento.
Assim, a CASP se tornou alvo de grandes reformas no que diz
respeito a sua estrutura desde que se fez necessária a internacionalização das
normas contábeis.
Para conciliar as leis nacionais e as normas internacionais
foi preciso fazer alguns ajustes.
Assim, no balanço patrimonial tem 3 quadros:
- Quadro principal que segue as normas internacionais;
- Quadro do superávit financeiro que segue a norma da lei
4320;
- Quadro de contas de compensação conforme a LRF.
As informações prestadas aos usuários precisaram ser
aperfeiçoadas para que fossem geradas com mais eficiência e pudessem surtir o
real efeito nas tomadas de decisões e prestações de contas.
Em função da necessidade de uma gestão efetiva do patrimônio
público e não somente de uma gestão orçamentária a contabilidade pública passa
por mudanças conceituais, as quais retomam a essência contábil nos registros
patrimoniais públicos (conforme o conselho federal de contabilidade), sendo que
essas mudanças afetam diretamente a prática contábil e as informações obtidas
através da contabilidade, a qual fornecem subsídios para a efetivação do
controle social.
=> Controle social é a sociedade controlando o governo.
Podemos afirmar que o objetivo da convergência é tirar o
foco apenas do resultado fiscal, superávit ou déficit primário e dar maior
visibilidade à situação patrimonial de União, Estados e Municípios.
=> a CASP saiu da mera analise orçamentária e focou agora
no viés patrimonial, orçamentário e fiscal.
Outra mudança importante é que as demonstrações contábeis de
uma entidade do setor publico vão se parecer com as apresentadas pelas
empresas, com balanço patrimonial, demonstração do fluxo de caixa e
demonstração de mutação do patrimônio líquido.
Após a convergência a
diferença entre uma entidade publica e uma empresa vai ser que a primeira tem
por objetivo a prestação de serviços públicos enquanto a segunda objetiva o
lucro.
Assim como é feito pela contabilidade empresarial as
receitas e despesas patrimoniais serão lançadas obrigatoriamente pelo regime de
competência (de acordo com o fato gerador: a receita quando for ganha e a
despesa quando for incorrida), enquanto que as despesas e receitas
orçamentárias são registradas pelo regime misto (receita: regime de caixa, a
receita é arrecadada; despesa: regime de competência, a despesa é empenhada).
=> Aula 01 – completa
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