quarta-feira, 11 de maio de 2022

PT-RFB 01

 

PT-RFB 01

Texto é uma sequência lógica de ideias, organizadas em 4 aspectos:

1. Sonoro: na escrita, os sons podem ser assinalados por distintos acentos gráficos, por pontuação, pelo ritmo da frase, pela escolha e combinações fonéticas entre letras. Ex.: Bom dia !!! Bom dia???

2. Gráfico: envolve tamanhos, cores, formatos, posição especial. Ex.: BOM DIA!!! Bom dia???

Importantes quando mistura textos gráficos e textos escritos

3. Semântico: cada elemento gráfico ou sonoro pode gerar diferentes significados a cada contexto de uso. Ex.:

A manga estava madura

A manga da camisa ficou descosturada

Ele manga de mim

 

4. Gramatical: muitas normas gramaticais sobre emprego de palavras e sobre sintaxe podem implicar distintos significado em um texto. Ex.: O projeto do Metrô-DF é composto por 29 estações. Toda a via tem extensão de 42 Km".

Pergunta: o emprego do artigo em "toda a via" corresponde a "a via inteira"?

Resposta: sim

O artigo definido marca a totalização do ser, e o pronome toda reforça isso. Sem o artigo "toda via" significaria "qualquer via"

Não confundir com Todavia (conjunção coordenativa) = mas, contudo, porém, no entanto, entretanto.

As bancas estão buscando cada vez mais consultar as informações que não estão nas camadas superficiais  da linguagem mas nas camadas mais profundas, isso seriam os pressupostos lógicos do texto.

Compreensão e interpretação

Compreensão envolve informações escritas ou pressupostas.

Pressuposta é informação não escrita, mas, que permite certeza com base em relações lógicas entre ideias do texto, ou com base em aspectos gramaticais que impliquem certas significações.

Existem muito aspectos gramaticais que podem afetar a pressuposição como a pontuação, presença ou ausência  de artigo, concordância com pronome relativo...

Interpretação: envolve possibilidades com base em pistas presentes no texto. Para inferir, o leitor lança mão de conhecimentos prévios à leitura do texto. A inferência depende de confirmação e pode dar-se ou não na realidade. Basta ser possível.

Pressupostos e interpretações podem muitas vezes estar baseadas na experiência cultural partilhada pelo autor e os leitores. Veja:

TEXTO 1: O professor não faltou hoje.

=> Fica pressuposto que o professor referido costuma faltar, mas, naquele dia não faltou.

Texto 2. Hoje Pedrinho veio buscar o avô. O velhinho caminhava apoiando-se numa bengala.

=> Inferência: geralmente associamos "velhinho" a "avó". Por que não associar a Pedrinho?

=> Porque estamos habituados a relacionar avô com pessoa idosa. Trata-se de inferência. Afinal, existe a possibilidade de que Pedrinho seja também um idoso que veio buscar o avô dele ou de outra pessoa. O nome "Pedrinho" também pode sugerir uma pessoa mais jovem.

Texto 3. Ele não gosta de carnaval, apesar de ser brasileiro.

=> Pressuposto: Brasileiro gosta de carnaval, de acordo com o texto 3.

=> Base gramatical importante: a locução prepositiva "apesar de" articula exceção, ressalva. Forma oração subordinada adverbial concessiva. O sentido é de uma exceção para uma regra.

A regra é que "brasileiro gosta de carnaval" menos "ele".

Aula 1 – 15:46

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