PT-RFB 01
Texto é uma sequência lógica de ideias, organizadas em 4
aspectos:
1. Sonoro: na escrita, os sons podem ser assinalados
por distintos acentos gráficos, por pontuação, pelo ritmo da frase, pela
escolha e combinações fonéticas entre letras. Ex.: Bom dia !!! Bom dia???
2. Gráfico: envolve tamanhos, cores, formatos, posição
especial. Ex.: BOM DIA!!! Bom dia???
Importantes quando mistura textos gráficos e textos escritos
3. Semântico: cada elemento gráfico ou sonoro pode gerar
diferentes significados a cada contexto de uso. Ex.:
A manga estava madura
A manga da camisa ficou descosturada
Ele manga de mim
4. Gramatical: muitas normas gramaticais sobre emprego de
palavras e sobre sintaxe podem implicar distintos significado em um texto. Ex.:
O projeto do Metrô-DF é composto por 29 estações. Toda a via tem extensão de 42
Km".
Pergunta: o emprego do artigo em "toda a via"
corresponde a "a via inteira"?
Resposta: sim
O artigo definido marca a totalização do ser, e o pronome toda reforça isso. Sem o artigo "toda via" significaria "qualquer via"
As bancas estão buscando cada vez mais consultar as
informações que não estão nas camadas superficiais da linguagem mas nas camadas mais profundas,
isso seriam os pressupostos lógicos do texto.
Compreensão e interpretação
Compreensão envolve informações escritas ou pressupostas.
Pressuposta é informação não escrita, mas, que permite
certeza com base em relações lógicas entre ideias do texto, ou com base em
aspectos gramaticais que impliquem certas significações.
Existem muito aspectos gramaticais que podem afetar a
pressuposição como a pontuação, presença ou ausência de artigo, concordância com pronome
relativo...
Interpretação: envolve possibilidades com base em pistas
presentes no texto. Para inferir, o leitor lança mão de conhecimentos prévios à
leitura do texto. A inferência depende de confirmação e pode dar-se ou não na
realidade. Basta ser possível.
Pressupostos e interpretações podem muitas vezes estar
baseadas na experiência cultural partilhada pelo autor e os leitores. Veja:
TEXTO 1: O professor não faltou hoje.
=> Fica pressuposto que o professor referido costuma
faltar, mas, naquele dia não faltou.
Texto 2. Hoje Pedrinho veio buscar o avô. O velhinho
caminhava apoiando-se numa bengala.
=> Inferência: geralmente associamos "velhinho"
a "avó". Por que não associar a Pedrinho?
=> Porque estamos habituados a relacionar avô com pessoa
idosa. Trata-se de inferência. Afinal, existe a possibilidade de que Pedrinho
seja também um idoso que veio buscar o avô dele ou de outra pessoa. O nome
"Pedrinho" também pode sugerir uma pessoa mais jovem.
Texto 3. Ele não gosta de carnaval, apesar de ser
brasileiro.
=> Pressuposto: Brasileiro gosta de carnaval, de acordo
com o texto 3.
=> Base gramatical importante: a locução prepositiva
"apesar de" articula exceção, ressalva. Forma oração subordinada
adverbial concessiva. O sentido é de uma exceção para uma regra.
A regra é que "brasileiro gosta de carnaval" menos
"ele".
Aula 1 – 15:46
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