Java XTI 004 - Oi Mundo!
Etapas de criação de um aplicativo Java:
Programa.java
Compilador
↓
Programa.class
↓
Java VM
01001001...
↓
Programa na
linguagem da máquina (LM)
Passo a passo:
- Criar arquivo.java com comandos em java;
- Compilar o arquivo.java para gerar um .class;
- O arquivo.class é o arquivo java composto por bytecodes;
- O arquivo.class ainda não está na Linguagem de máquina (LM);
- O Java tem uma máquina virtual que executa os bytecodes, transforma em LM do seu computador.
- Criar pasta Prog em c:\
- Salvar todos os arquivos java e class nessa pasta
- Os arquivos java têm uma definição de classe que pode ser o programa todo.
- Definir a classe:
- public class OiMundo{
- X
- }
- Salvar o arquivo em Prog.
- O nome do arquivo deve ser o nome da classe.
- O notepad++ colore as palavras chave do programa.
- Em X ficam os métodos que são as ações que o programa vai executar.
- O programa começa com um método main:
- public class OiMundo{
- public static void main (String[] args){
- System.out.print ("Oi Mundo!");
- }
- }
- Abrir CMD
- Comando CD C:\Prog
- CD serve para entrar e sair de um diretório
- cls limpa a tela do prompt
- DIR lista o conteúdo de um diretório
- Para compilar escreva no cmd: javac OiMundo.java
- Para rodar o programa escreva no cmd: java OiMundo
- O comando java pega o arquivo.class com os bytecodes e gera a LM da sua máquina específica.
- Os bytecodes rodam em qualquer máquina.
- Olhando o item 9.3:
- System = representa os sistema operacional.
- O ponto serve para acessar objetos dentro de outro objeto.
- Dentro do SO quero acessar a saída out e nela imprimir um texto.
- A execução do programa sempre começa pelo método main.
- É preciso informar qual a classe que tem o método main para começar a executar o programa.
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