MF 2
1. Proporção da compra de calças e o numero dos que
compraram camisas é de 1/5. 180 é soma dos clientes de calça e camisas. Quantos
compraram apenas camisas?
Calça/Camisas=1/5
Calça/1=Camisa/5
(calça+camisa)/1+5
180/6=30
Calça/1=30=>calça =30
Camisa/5=30=>
Camisa=30*5=150
2.
Se 150 vendedores vendem R$ 1.200.000. Quanto venderia 400
vendedores?
150/1.200.000=400/x
150x=1.200.000*400
X= (1.200.000*40)/15
X=48.000.000/15
X=3.200.000
A razão entre o numero de cada térreas e o numero de
sobrados em um condomínio é de 2 para 7. Se o numero total de casas nesse
condomínio é 126, o numero de casas térreas é:
a. 24 b. 26 c. 28 d. 30 e.32
c/s=2/7 => c/2=s/7 => c+s/9=126/9=14
c/2=14=> c=28
s/7=14 => s= 98
Em uma turma do 9º ano de um colégio de ensino fundamental,
para cada três meninas há dois meninos. Uma das meninas saiu do colégio e em
seu lugar entrou um menino nessa turma do 9º ano. Agora, para cada quatro
meninas há 3 meninos. A quantidade total de alunos nessa turma é:
a. 20; b. 25; c. 28; d. 30; e. 35
Meninos=x
Meninas=y
(1) y/3=x/2 => 3x=2y => x=(2y)/3
=> (saiu uma menina e entrou um menino) y-1/x+1
(2) (y-1)/4=(x+1)/3 => 3(y-1)=4(x+1) =>
3y-3=4x+4 => (1) -> (2) => 3y-3=(4*2y/3) +4 =>
3y-3 = (8y/3)+4 => fazendo o MMC, o mínimo é 3=>
3y |
- |
3 |
= |
8y |
+ |
4 |
=> |
9y-9=8y+12 |
1 |
|
1 |
|
3 |
|
1 |
|
3 |
=> Quando se faz o mínimo nos dois lados da igualdade o
denominador pode ser cortado:
9y-9=8y+12 =>
9y-8y=12+9
Y=21
(2)->(1)
X=2y/3 => x= 2.21/3
X= 42/3 => x=14
Total de alunos = x+y
X+y= 35
Lucas e Estela colecionam miniaturas de carrinhos e a razão
entre o numero de carrinhos de Lucas e o numero de carrinho de Estela é 3/5. Se
Lucas der 12 carrinhos para Estela, ela passará a ter o triplo do numero de
carrinhos de Lucas. Eles têm juntos um total de carrinhos igual a:
a. 88; b. 84; c. 80; d. 92; e. 96
(1)
L |
= |
3 |
=> |
L= |
3E |
=> |
(2)->(1) |
=> L= |
3*60 |
=> |
L=3*12=36 |
E |
5 |
5 |
|
|
|
=> L-12/E+12
(2)
L-12 |
= |
1 |
=> |
3(L-12)=E+12=> 3L-36=E+12=>
(1)->(2) => |
E+12 |
3 |
3* |
3E |
-36=E+12=> |
9E |
-36=E+12=> |
9E |
=E+48 |
=> |
|
5 |
|
5 |
|
5 |
9E=5(E+48)=> 9E=5E+240=> 4E=240=> E=60
Aula 2 – 27.35
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