EST 10
Treinamento
=> Frequência por classes é o mesmo que valores
agrupados.
1) Para não comprometer o sigilo das informações, uma
revista divulgou os dados básico que utilizou em um modelo estatístico, na
seguinte distribuição de frequência por classes:
Li |
|
Ls |
F |
FA |
-3 |
|- |
-1 |
0,25 |
0,25 |
-1 |
|- |
1 |
0,40 |
0,65 |
1 |
|- |
3 |
0,25 |
0,90 |
3 |
|- |
5 |
0,10 |
1,00 |
A melhor estimativa para a mediana da distribuição de X é:
a) -0,75 b) 0 c) 0,25 d) 0,5 e) 1
=> Comparação entre a classe mediana e a frequência acumulada.
=> A classe mediana é a que tem o elemento 0,5 (a segunda
classe que vai de -1 a 1)
Por interpolação linear:
-1 |-Md-1 ~ 0,25-0,65 (Eu entendo que a mediana está entre
-1 e 1, assim como entre 0,25, valor acumulado da classe anterior à mediana e
0,65, que é o valor acumulado da classe mediana)
1-(-1) |
= |
Md-(-1) |
=> |
2 |
= |
Md+1 |
=>2*0,25=0,4*(Md+1) |
0,65-0,25 |
0,5-0,25 |
0,4 |
0,25 |
=> 0,5=0,4Md +0,4 =>0,5-0,4=0,4Md =>0,4Md=0,1=> Md= |
0,1 |
=> |
Md = 0,25 |
|
0,4 |
|
Aula 10 – 12.14
2) Seja a tabela de frequências relativas abaixo
correspondendo à distribuição dos salários dos funcionários sem nível superior,
lotados em um órgão público. Para o 2º e 3º intervalos de classes não foram
fornecidas as respectivas frequências (na tabela, denotadas por x e y,
respectivamente)
Classes de Salários (R$) |
Frequências relativas (%) |
FA |
|
1.500 |- 2.500 |
10 |
10 |
Me=((2000*10) + (3000*x) + (4.000*y) + (5000*20) + (6000*15))/100 |
2.500 |- 3.500 |
x |
10+x |
|
3.500 |- 4.500 |
y |
10+x+y |
|
4.500 |- 5.500 |
20 |
30+x+y |
|
5.500 |- 6.500 |
15 |
45+x+y |
|
Total |
100 |
|
Utilizando o método da interpolação linear, obteve-se o
valor de R$ 3.900 para a mediana (Md) dos salários. O valor da média aritmética
(Me) foi obtido considerando que todos os valores incluídos em um certo
intervalo de classe são coincidentes com o ponto médio deste intervalo. A
expressão (3Md-2Me) apresenta, em R$, um valor igual a:
a. 3.600,00
b. 3.500,00
c. 3.200,00
d. 4.000,00
e. 3.700,00
Aula 10 – 12.14
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