Se afastando da manada
Estudo 2
Tempo gráfico
· Quando o primeiro ciclo estiver subindo, comprar e quando estiver descendo, vender. E ao utilizar as 3 referencias o filtro fica melhor. Como se o primeiro ciclo fosse um grande tempo gráfico. O segundo ciclo seria um ciclo menor, onde se olharia as operações.
· Quando o primeiro ciclo está em tendência de compra, no segundo ciclo ou tempo menor, enxerga-se onde efetuar as compras.
· Só realiza a operação quando os dois estão olhando para o mesmo lado (na mesma direção).
· Na minha rotina passo 90% do tempo apenas no gráfico de 5 minutos.
· E o terceiro ciclo seria o gráfico de 1 minuto. Ele funciona como ajuste fino para entrada e mudança de stop nas ações que têm boa liquidez.
· Se o preço do gráfico de 15min (tempo maior do daytrade) está acima da média móvel de 72, linha laranja, já é suficiente para querer comprar no gráfico de 5min.
· No gráfico de 1 minuto se o preço ainda está em tendência de baixa fazendo topos e fundos descendentes ainda não autorizou efetuar a compra. Necessário esperar um pouco mais.
· Fundo mais alto do que o fundo anterior e um topo mais alto do que o topo anterior caracteriza uma tendência de alta.
· No swing trade também se utiliza as 3 referências de tempo, os 3 ciclos. Os 3 gráficos são semanal, diário e 60 minutos.
· Quando surge uma oportunidade e não tenho os 3 tempos se adequando à minha estratégia, não entro na operação. Esta é a regra mais importante para a estratégia na parte de analise técnica.
Estratégia de correção na média móvel
· Não é raro encontrar traders que utilizam 5 ou mais indicadores para tomar decisões de compra e venda. Isso tira o foco de questões consideradas mais importantes, como o gerenciamento de risco.
· O certo é o preço ficar na região da media móvel. Às vezes tem alguma distorção, mas, não se aposta no aumento desta, e sim no retorno até a média.
Teoria de Dow
· Charles Dow: "o mercado move-se em tendências".
· É desejável entrar numa tendência logo após o ponto de retorno da correção da tendência para pegar mais uma perna de tendência.
· Tendência de baixa é sequencia de topos e fundos descendentes.
· por fim, Charles Dow falava de uma terceira tendência que é definida quando os preços não conseguem fazer nem topos e fundos ascendentes, nem topos e fundos descendentes, conhecida como consolidação.
· Na hipótese, o preço não está rompendo topos nem fundos. Apenas a partir do rompimento dessas linhas que é possível fazer boas operações.
· Outro ponto interessante que Dow falava é que "a tendência vigente dura até ser substituída por outra oposta".
· Se o gráfico entrou em tendência de alta, pensa-se em compra e caso entre em tendência de baixa pensa-se em venda.
· ponto de retorno é definido como sendo aquele que apresenta mínima e/ou máxima contra a tendência dos anteriores.
· Algumas vezes tem dois candles um subindo outro caindo e já concluiu-se a mudança da tendência. Entretanto para afastar-se da manada é necessário conhecer de forma objetiva quantos candles têm que ter entre dois fundos e dois topos.
· Usando o critério de 17 candles (por causa do ɸ3 – número relacionado ao valor que separa as grandezas de Fibonacci) entre fundo e fundo e entre topo e topo permite perceber as verdadeiras ondas.
· A media móvel mais conhecida é a aritmética (é uma media simples).
· Existe também a MME (media móvel exponencial):
o MME = ((Preço atual – MME anterior)*K) + MME anterior
K= |
2 |
(n+1) |
o "n" = número de períodos da MME
· Nesta media há na formula um fator k que valoriza mais os últimos períodos do gráfico aproximando-se do preço. Este autor prefere usar a MME.
· Cruzamento de médias móveis não funcionou em nenhum teste para as ações brasileiras mais negociadas.
Como operar usando a Estratégia de medias moveis
· Agora, une-se a primeira parte do que foi explicado sobre tempo de gráfico e sobre as medias moveis. Utilizando-se duas medias moveis:
o 72 períodos (laranja) e de
o 17 períodos (roxa)
· Se o gráfico diário esta em tendência de alta e se o preço está nas médias, observa-se o gráfico semanal para ver se o preço está acima da media de 72. Se não está abandona-se a ideia. Se sim, passe para o tempo gráfico menor, 60min, espera-se o rompimento de um movimento completo de alta para entrar na operação.
· Quando se efetua essa compra o stop é colocado no fundo do gráfico de 60 minutos e o alvo é 3 vezes maior do que o risco. Na minha rotina a analise técnica só é utilizada para entrar na operação, a saída é feita pelo gerenciamento de risco.
· (Swing Trade) Gráfico em tendência de baixa, preço nas medias, ver se o gráfico semanal está abaixo da media de 72, procurar os pontos de entrada e as saídas no gráfico de 60 minutos.
· (Day Trade) observa-se o gráfico de 5min e procura tendência de alta e preço nas medias. Analise-se o gráfico de 15 min do ativo e este também oferece uma boa condição de compra pois está acima da media de 72 períodos. Passa-se a olhar o gráfico de 1 minuto para ver se ocorre um rompimento de topo, stop no fundo do tempo menor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário